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Ponte do Rio Negro

29/10/2011 17:07

 

Defesa Civil do AM instala estação meteorológica da Ponte Rio Negro

Equipamento será responsável pelo diagnóstico atmosférico no local.
A análise dos dados coletados será feita pelo Sipam, UEA e Ufam.

O Subcomando de Ações da Defesa Civil do Estado (Subcomadec) informou que a instalação da estação meteorológica da Ponte Rio Negro será concluída no prazo de dois dias. O equipamento a ser instalado na torre de sustentação do Centro de Controle da ponte será responsável pelo diagnóstico atmosférico no local, com análise de temperatura, velocidade dos ventos, unidade e precipitação.

De acordo com o secretário executivo do Subcomadec, coronel Roberto Rocha, a instalação da estação dependia da saturação (plena resistência) do concreto utilizado no Centro de Controle, onde está posicionada a torre. “Era preciso aguardar esse tempo, o que leva entre oito e 15 dias, para que o processo fosse feito com total segurança”, declarou.

Inicialmente, complementa Rocha, a estação será afixada em altura mediana, uma vez que a torre de sustentação ganhará uma segunda etapa, cujos trabalhos deverão ser iniciados a partir de amanhã.

O titular da Subcomadec destaca, ainda, que o monitoramento dos fenômenos climáticos na área de influência da Ponte Rio Negro já está sendo realizado, em caráter permanente, pelo Centro de Monitoramento Ambiental (Cemoa), localizado na sede do órgão, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul da cidade.

O órgão possui um convênio com o Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) que possibilita a emissão de alertas meteorológicos antes de eventos climáticos adversos”, acrescenta o secretário executivo. “Isso já nos dava subsídios para a análise da vulnerabilidade do cenário, mesmo antes da construção da ponte”, destacou.

 

O titular da Subcomadec destaca, ainda, que o monitoramento dos fenômenos climáticos na área de influência da Ponte Rio Negro já está sendo realizado, em caráter permanente, pelo Centro de Monitoramento Ambiental (Cemoa), localizado na sede do órgão, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul da cidade.

O órgão possui um convênio com o Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) que possibilita a emissão de alertas meteorológicos antes de eventos climáticos adversos”, acrescenta o secretário executivo. “Isso já nos dava subsídios para a análise da vulnerabilidade do cenário, mesmo antes da construção da ponte”, destacou.

O titular da Subcomadec destaca, ainda, que o monitoramento dos fenômenos climáticos na área de influência da Ponte Rio Negro já está sendo realizado, em caráter permanente, pelo Centro de Monitoramento Ambiental (Cemoa), localizado na sede do órgão, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul da cidade.

O órgão possui um convênio com o Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) que possibilita a emissão de alertas meteorológicos antes de eventos climáticos adversos”, acrescenta o secretário executivo. “Isso já nos dava subsídios para a análise da vulnerabilidade do cenário, mesmo antes da construção da ponte”, destacou.

 

Amazonas inaugura ponte no Rio Negro

SÃO PAULO - O governador do Amazonas Omar Aziz e a presidenta Dilma Rousseff inauguram às 10h desta segunda-feira, data do aniversário de Manaus a Ponte Rio Negro. Com 3.595 metros de comprimento, a primeira ponte de grandes dimensões construída sobre um rio em solo amazônico é também a maior ponte estaiada (com 400 metros de trecho suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda no mundo, atrás apenas da ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela. Por isso, ao lado do Teatro Amazonas, vem sendo considerada o maior e mais importante monumento arquitetônico do Estado, além de representar um marco na integração da Região Metropolitana de Manaus (RMM), criada em 2007 com oito municípios amazonenses e cerca de 2 milhões de habitantes.

O empreendimento, que liga Manaus ao município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital), representa muito mais que uma solução logística para o escoamento da produção e o transporte de pessoas. A ponte abre uma leque de novas oportunidades e de desenvolvimento socioeconômico para o interior. Com a ponte Rio Negro, o Governo do Amazonas pretende fomentar a economia e ampliar a oferta de equipamentos públicos principalmente nos municípios da RMM diretamente influenciados pelo empreendimento: Manaus, Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.



Leia mais sobre esse assunto em https://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/10/24/amazonas-inaugura-ponte-no-rio-negro-925640338.asp#ixzz1cBjamuY4
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Conheça a estrutura da Ponte Rio Negro, no Amazonas

A Ponte Rio Negro é a maior do Brasil em águas fluviais.
Cerimônia vai acontecer a partir das 10 horas do dia 24.

 

A Ponte Rio Negro, de 3.595 metros de extensão, que liga Manaus à Iranduba, é a maior do Brasil em águas fluviais e a segunda do Mundo, perde apenas para a ponte sobre o Rio Orinoco, na Venezuela.

Foram três anos e cinco meses em construção e mais de 3 mil operários para que a ponte fosse construída dentro dos padrões internacionais de segurança e qualidade.

O atraso na construção da ponte foi caso de estudo da engenharia. Especialistas da Espanha e do Canadá foram chamados por construtores da região para ajudar na resolução de problemas causados por fatores ambientais como a acidez da água, leito irregular e ritmo de subida e descida do nível do rio.

"Não se tinha nenhuma informação sobre o sub-leito do rio e o sub-solo bastante variável fez com que a construtora e o Estado buscassem técnicos nacionais e internacionais para dar soluções à mudança", disse o coordenador de engenharia da Secretaria Metropolitana de Manaus.

Outra questão preocupante na edificação da ponte foi o seu custo. Um bilhão e noventa e nove milhões de reais foram gastos na construção.

Os números em materiais de construção também são altos. Vinte mil toneladas de aço e mais de um milhão e meio de sacas de cimento foram consumidas na obra. O material utilizado seria suficiente para erguer três estádios do Maracanã.

https://glo.bo/o8siy6 

https://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1673087-7823-ESTRUTURA+DA+PONTE+RIO+NEGRO+NO+AMAZONAS,00.html

25/10/2011 12h28 - Atualizado em 25/10/2011 16h57

 

MPF investiga custos da ponte Rio Negro no Amazonas

A obra custou mais de R$ 1 bilhão, o dobro do que era previsto.
O processo tramita no MPF/AM desde o ano de 2010.

 

 

Um inquérito administrativo movido pelo Ministério Público Federal do Amazonas (MPF/AM) investiga os custos da Ponte Rio Negro, inaugurada nesta segunda-feira (24), em Manaus. A obra custou R$ 1 bilhão, o dobro do que era previsto.

O processo tramita no MPF/AM desde 2010 e apura a origem dos recursos federais e o tipo de aditivo investido na obra. “Pela lei de licitação, os aditivos contratuais têm um limite de 25%. Então, estamos verificando a legalidade desses aditivos”, disse o procurador Thales Cardoso.

O governo do Amazonas afirmou que foram necessários os aditivos porque houve uma mudança no tipo de fundação das pilastras de sustentação da ponte, e garante que ela foi feita respeitando as exigências da legislação ambiental.

“Nós podemos afirmar sem preocupação que essa obra apresentou um impacto muito pequeno em detrimento à sua grandeza”, completou Renê Levy, secretário da Região Metropolitana de Manaus.Impasse
Às vésperas da inauguração da Ponte, o Ministério Público Federal entrou com um pedido de liminar para impedir a liberação da obra. O MPF alegou que o Estado não cumpriu os compromissos assumidos em Termo de Conciliação firmado em 2009 com a Advocacia Geral da União (AGU).

No pedido encaminhado à 7ª Vara Federal, onde tramita a Ação Civil desde 2008, o órgão alegou que o início das operações da Ponte representava riscos sociais, ambientais e ao patrimônio histórico, uma vez que, segundo o MPF-AM, não foi comprovado o cumprimento integral das obrigações assumidas no termo assinado em 2009.

Segundo o autor da petição, procurador Tales Cardoso, o Estado não apresentou a comprovação dos cumprimentos das medidas, entre elas, postos de fiscalização destinados ao Batalhão de Polícia Ambiental.

Na ocasião, o sub-procurador geral do Estado contestou as declarações do órgão e disse que o Governo tinha o prazo de dez dias para fazer a apresentação comprobatória das medidas, conforme ficou decidido na audiência de segunda-feira (17).

Estrutura
A Ponte Rio Negro liga Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento. A ligação levou três anos e cinco meses para ser concluída. A inauguração ocorreu na manhã de segunda, em cerimônia com a presidente Dilma Rousseff. O ex-presidente Lula também participou da entrega.

O empreendimento, que liga Manaus ao município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital), representa, entre outras coisas, uma solução logística para o escoamento da produção e o transporte de pessoas. Do total de recursos aplicados, R$ 586 milhões foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 513 milhões do Governo do Amazonas. A obra principal foi executada pela construtora Camargo Correa.

https://glo.bo/vRv85N

 

Ponte sobre o Rio Negro deve levar desenvolvimento a municípios do Amazonas

 

https://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1667308-7823-PONTE+SOBRE+O+RIO+NEGRO+DEVE+LEVAR+DESENVOLVIMENTO+A+MUNICIPIOS+DO+AMAZONAS,00.html

Ponte sobre o Rio Negro é inaugurada nesta segunda-feira (24)

 

https://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1673496-7823-PONTE+SOBRE+O+RIO+NEGRO+E+INAUGURADA+NESTA+SEGUNDAFEIRA,00.html

Segunda-feira, 24/10/2011

A ponte, de mais de três quilômetros e meio, é segunda maior sobre um rio no país e a maior construída com essa tecnologia. A maior ponte fluvial do país é a Ayrton Senna, no Paraná, um metro maior.

24/10/2011 04h45

Obra liga Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento.
Ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão.

 

Ponte Rio Negro_620 (Foto: Chico Batata/Agecom)

Será inaugurada na manhã desta segunda-feira (24), no Amazonas, a Ponte Rio Negro. A obra vai ligar Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento. A ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão e levou quase quatro anos para ser concluída. Para os amazonenses, é a obra mais aguardada dos últimos anos e representa novas alternativas de desenvolvimento.

A cerimônia de inauguração terá a presença do governador do Amazonas, Omar Aziz, e da presidente Dilma Rousseff. Ela está prevista para acontecer às 10 horas. O novo cartão-postal da RMM estará aberto para tráfego a partir das 19 horas.

A integração da Região Metropolitana de Manaus (RMM) se transformará em uma realidade em termos de logística. A ponte será um incentivo a projetos de infraestrutura para o outro lado do Rio Negro.

Restrições
Veículos automotores de todos os portes terão permissão para circular na ponte, sem restrição de horário. O local ficará aberto 24 horas por dia. O trânsito de bicicletas não será permitido. O transporte de passageiros por táxi-lotação e mototáxi também é proibido, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os pedestres poderão andar na ponte em área reservada, nas partes laterais.

A velocidade máxima permitida ao longo da ponte é de 60 quilômetros por hora. A ponte contará com uma estrutura permanente de fiscalização com dez câmeras, redutores móveis de velocidade e um guincho para a remoção de veículos. A estrutura ficará no Centro de Controle de Operações, uma base montada no início da ponte, em Manaus, onde vários órgãos trabalharão controlando a movimentação.

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