site dedicado a turma 1A da faculdade ideal

Amortecedor de vibração promete mais segurança no Mineirão

03/10/2011 03:01

 

Em dias de casa cheia, o deslocamento da estrutura de concreto podia ser percebido facilmente em momentos como a comemoração de gols.

 

 

 

O estádio do Mineirão, que está sendo reformado para a Copa de 2014, vai oferecer mais segurança aos torcedores.

São 900 operários em várias frentes de trabalho. A reforma do Mineirão entrou na terceira etapa em ritmo acelerado. O esforço é para manter em dia o cronograma acertado com a Fifa: estádio pronto em dezembro do ano que vem.

Grande parte das mudanças vai resolver velhas queixas do torcedor. O gramado, por exemplo, foi rebaixado em quase quatro metros para melhorar a visão do campo.

Uma das novidades foi instalada embaixo das arquibancadas para poupar a estrutura de concreto. Não será possível vê-la em ação, mas os torcedores sentirão a diferença sempre que houver um motivo para comemoração no campo.

Em dias de casa cheia, o deslocamento da estrutura de concreto podia ser percebido facilmente. O amortecedor de vibração promete mais segurança em caso de excesso de euforia na comemoração de um gol.

“Eu achei que era só em carro, nunca tinha visto amortecedor para estádio. É o primeiro”, conta um operário.

Para ter o mesmo efeito em todos os pontos da arquibancada, foram instalados 166 amortecedores. “O Mineirão tinha um deslocamento de 16 milímetros na ponta da arquibancada. Nós vamos trazer isso para faixa de 6 a 7 milímetros”, explica o presidente do consórcio Minas Arena, Ricardo Barra.

O professor do departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG diz que essa tecnologia é eficiente e que já foi testada com sucesso em grandes obras, como a ponte Rio-Niterói.

“Vai melhorar o conforto e vai reduzir a vibração”, garante Ricardo Barra.

Veja o video:

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/08/amortecedor-de-vibracao-promete-mais-seguranca-no-mineirao.html

 

Tópico: Amortecedor de vibração promete mais segurança no Mineirão

Nenhum comentário foi encontrado.
 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode